domingo, 22 de maio de 2016

Projeções Pedagógicas para a Sociedade do Amanhã.





                                                         






Educação Nutricional nas Escolas


A Educação Nutricional nas escolas tem como objetivo promover hábitos alimentares e saudáveis.
  É importante que haja uma parceria Escola X Pais para uma maior conscientização quanto à importância da alimentação saudável para pleno crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, visando também uma melhor qualidade de vida quando adultos.
    Doenças que eram consideradas de “adultos” têm afetado as crianças e adolescentes. Um hábito alimentar saudável não é formado apenas por proibições. O escolar precisa entender que o consumo de alimentos menos saudáveis deve ser eventual, pois seu consumo frequente pode ocasionar obesidade, hipertensão, diabetes e outras doenças associadas.
Sugestões de temas que podem ser trabalhados nas escolas:
o   Na alimentação, todos os sentidos são estimulados. Realizar brincadeiras que envolvam o tato, audição, visão, paladar e olfato. Ex. Vendar a criança e pedir que descubra o alimento através do olfato e tato. Nessa atividade, características como textura, temperatura, cores e formas podem ser trabalhadas;
o   Dia da fruta;
o   Lancheira saudável;
o   Cozinha experimental;
o   Pratos decorados;
o   Aproveitamento integral dos alimentos evitando desperdício;
o   Confecção de livros de receitas;
o   Higienização dos alimentos;
o   Toxiinfecções causadas por alimentos;
o   Alimentação e cultura;
o   Alimentação: direito de todos;
o   Pirâmide alimentar;
o   Macro e micronutrientes;
o   Obesidade, hipertensão e diabetes (causas e consequências);
o   Sal de ervas como aliado na diminuição do consumo de sódio;
o   Tipos de dietas (equilíbrio alimentar);
o   Alergias e intolerâncias alimentares;
o   Alimentação e mídia;
o   Transtornos alimentares (bulimia, anorexia e vigorexia);
o   Rótulos (você sabe o que está comendo?);
o   Cultivo de horta na escola e quando não houver espaço físico disponível pode-se optar por hortas verticais ou suspensas;
o   Compostagem/adubo orgânico;
o   Cantina saudável.
    De acordo com decreto nº 36.900 de novembro de 2015 que regulamenta a Lei nº 5.146, de 19 de agosto de 2013 (lei que estabelece diretrizes para a promoção de alimentação adequada e saudável nas escolas da rede de ensino do Distrito Federal) fica proibida a comercialização de balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, chocolates, algodão doce e confeitos em geral; refrigerantes, refrescos artificiais e bebidas achocolatadas; salgadinhos industrializados e biscoitos salgados tipo aperitivo; frituras em geral; pipoca industrializada e pipoca com corantes artificiais; bebidas alcoólicas, cerveja sem álcool e bebidas que contenham taurina ou inositol; alimentos industrializados cujo percentual de calorias provenientes de gordura saturada ultrapasse 10% (dez por cento) das calorias totais.
   No ambiente escolar podem ser comercializados os seguintes produtos: Frutas, legumes e verduras; suco natural ou de polpa de fruta (100% fruta); bebidas lácteas, iogurte e vitaminas de frutas naturais; bebidas ou alimentos à base de extratos ou fermentados (soja, leite, entre outros similares) com frutas; sanduíches naturais (sem maionese); pães integrais; bolos preparados com frutas, tubérculos, cereais ou legumes; tortas e salgados assados; produtos ricos em fibras: biscoitos integrais, barras de cereais sem chocolate, entre outros produtos similares. As cantinas comerciais localizadas no interior das escolas devem oferecer para consumo, diariamente, pelo menos uma variedade de fruta da estação in natura, inteira ou em pedaços.
 A escola é um local propício à formação de hábitos saudáveis, e é importante que todos os membros da escola se empenhem no projeto. Somos espelhos dos nossos alunos. Nossas atitudes convencem mais do que palavras.



           Janaína Oliveira / Nutricionista 









Agricultura Familiar na Alimentação escolar 


 A quantidade de energia consumida pelo organismo infantil é enorme e em fase escolar se torna ainda maior. É a alimentação que produz crianças saudáveis, cheias de energia.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) beneficia os pequenos agricultores, que fornecem os alimentos às escolas e também os estudantes que recebem alimentos frescos e de qualidade, garantindo assim uma alimentação saudável na escola.


Assista o vídeo abaixo


                         





              Educação Ambiental nas Escolas

        A inclusão da educação ambiental nas escolas é fundamental
     Entendendo-se por educação ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Promove-se a articulação das ações educativas voltadas às atividades de proteção, recuperação e melhoria sócia ambiental, e de potencializar a função da educação para as mudanças culturais e sociais, que se insere a Educação Ambiental no planejamento estratégico para o desenvolvimento sustentável. Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação destas atividades. A escola dentro da Educação Ambiental deve sensibilizar o aluno a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital.
                                                                         fonte:<http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital 20/05/2016 18:19
       
Saiba mais assistindo o vídeo abaixo  









Integração entre escola e família


"Costuma-se dizer que a família educa e a escola ensina, ou seja, à família cabe
 oferecer à criança e ao adolescente a pauta ética para a vida em sociedade e a escola
 instruí-lo, para que possam fazer frente ás exigências competitivas no mundo na luta pela sobrevivência”. (Osório,1996, p.82)
          
     

       
  O presente estudo aborda sobre a importância da interação entre Escola e Família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade, sobre as atuações dos profissionais em educação e o que eles têm feito para que ocorra essa interação e sobre sugestões para que ambas as partes, tanto a escola quanto a família, alcancem um objetivo em comum, de proporcionar as crianças uma educação de qualidade. Objetivamos realizar uma abordagem histórica para melhor entender as mudanças ocorridas nessas duas instituições, verificando o que as fizeram se afastar uma da outra. Também investigamos a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade de ensino, podendo assim propor atuações para que as escolas e famílias possam apoiar uma a outra na educação das crianças. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, buscando reunir algumas abordagens significativas e refletir sobre autores contribuintes com o tema.

Fonte:brasilescola.uol.com.br/interação-entre-escola-familia




Projeto Adoro Ler
 
Este projeto baseia-se em buscar métodos e meios para que as crianças adorem ler, usando métodos e meios correspondentes a cada fase infantil para que o habito de ler se torne algo natural na vida de cada educando.
Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral. "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores", diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, de São Paulo (SP)
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.
Quem é acostumado à leitura desde bebezinho se torna muito mais preparado para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos

                                                               Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml
                                 

       Saiba mais assistindo ao vídeo sobre a importância da leitura para as crianças.











Inclusão de deficientes físicos em todas as escolas sem discriminação de suas deficiências

A necessidades das pessoas com deficiência são as mesmas de qualquer um: aprender, conviver, circular livremente. Não é necessário pensar em ‘’adaptação’’ para a deficiência, e sim projetar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa.   Diz Educadora Ana Maria Barbosa da Rede Saci da Universidade de são Paulo (USP)

A educação inclusiva se apoia na premissa de que é preciso olhar para o aluno de forma individualizada e colaborativa, contemplando suas habilidades e dificuldades no aprendizado em grupo. Isso não significa reduzir as expectativas da turma ou deixar de avaliar os estudantes; as metas de conquista do conhecimento são estabelecidas em consonância com o potencial de cada criança. ’a escola deve ser um lugar de encontro, de igualdade, de desenvolvimento. Para isso precisamos construir um espaço- tempo de gestão que acolha as diferenças existentes no mundo’ ’defende a pedagoga Carla Mauch, coordenadora -geral da associação Mais Diferenças, instituição que atua como consultoria na implementação de práticas e politicas inclusivas.

O vídeo a seguir demonstra como é feita a inclusão da criança com deficiência na escola, e quais os desafios enfrentados.





Investimento em escola por tempo integral


  Com certeza, o tempo integral na educação influenciará de forma muito positiva no desenvolvimento cultural de nossa sociedade e na vida das pessoas que precisam trabalhar. O sucesso dependerá, é claro, da competência dos educadores e sua capacidade de transformar o estabelecimento educacional em uma extensão de sua casa tornando a convivência diária prazerosa e produtiva, não deixando cair na rotina, devemos estar sempre correndo atrás de novidades e ensinar somente coisas que realmente completara o futuro de cada aluno.
 Percebemos que a Escola em Tempo Integral vem sendo de grande importância para a educação, pois um dos fatores fundamentais na construção de uma sociedade trazendo um elemento novo, importantíssimo para o processo educacional. Essa ampliação pode fazer existir uma mudança na qualidade do processo ensino-aprendizagem tão esperada por todos nós. Um ensinamento contínuo e com incentivo, discussão e reflexão são indispensáveis para o desenvolvimento de projetos e práticas pedagógicas que repensem o preparo desse novo tempo escolar, que vão proporcionar aos alunos teoria e prática, conhecimento cheios de experiência, para se transformar a aula teórica em aula prática que dará a eles a competência e as referências para origem no mundo enquanto cidadãos.

      
Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo






Infraestrutura escolar de qualidade


Analisar o espaço escolar é um fator importante para que se possa compreender sua relação com a aprendizagem. Uma escola sem uma estrutura física adequada pode criar num aluno um quadro mental de abandono ou de desvalorização da educação pelo Estado e até mesmo pela sociedade. De acordo com Vital Didonet,

O espaço da escola não é apenas um 'continente', um recipiente que abriga alunos, livros, professores, um local em que se realizam atividades de aprendizagem. Mas é também um 'conteúdo', ele mesmo é educativo. Escola é mais do que quatro paredes; é clima, espírito de trabalho, produção de aprendizagem, relações sociais de formação de pessoas. O espaço tem que gerar idéias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aprazível e confortável, tem que ser pedagógico. Há uma 'docência do espaço'. Os alunos aprendem dele lições sobre a relação entre o corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio e o barulho do trabalho, que constroem conhecimento (FUNDESCOLA/MEC, 2006).
   fonte:http://www.webartigos.com/artigos/infra-estrutura-escolar-e-a-relacao-com-o-processo-de-aprendizagem/42042/#ixzz49JxaXYy2


Assistao ao vídeo sobre a importância da infraestrutura nas escola






 A importância dos jogos lúdicos no processo ensino aprendizagem nas escolas

A educação para obter um ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática inovadora e prazerosa. Dentre essas técnicas temos o lúdico, um recurso didático dinâmico que garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através do lúdico o educador pode desenvolver atividades que sejam divertidas e que sobretudo ensine os alunos a discernir valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem ser rotineira.                               Fonte: http://brinquedoteca.net.br/?p=1818

 Saiba mais assistindo o vídeo abaixo














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